Bate-papo sobre áudio

Encerrando a XX Semana Academica do Curso de Comunicação Social (Seacom), aconteceu na noite de ontem, 22, no laboratório 11 do bloco 17 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a oficina de áudio. Ministrada pelo auto-intitulado “nerd do áudio”, o professor do Curso de Música e Tecnologia da UFSM, Patrício Oroszco, ao longo das duas horas de atividades, abordou os mais diversos aspectos técnicos de captação de áudio.

022

Alternando bate-papo e exemplos práticos, a oficina se desenrolou como uma troca de experiências sonoras vividas pelo professor e alunos. Oroszco fez bacharelado de violão clássico pela UFSM, e por muito tempo trabalhou no estúdio de um amigo. Lá, presenciou pessoalmente a transição do som analógico para o digital. “Fiquei obcecado por essa nova tecnologia”, relatou. Além disso, como um grande amante da fotografia e do video, já trabalhou em diversas produções de documentários.

Para o aluno Maurício Cieibiz, do 7º semestre de Produção em Mídia Audiovisual, a oficina superou as expectativas. “Achei muito interessante e válida. Confesso que nesse tempo de Semana Acadêmica estava sentindo falta de alguma oficina que abordasse mais o lado do áudio, que é uma área que interessa muito a mim e a meus colegas.”

Texto e Foto: Ítalo Corrêa