Fotografia é pauta de oficina para acadêmicos

Na manhã desta sexta-feira, 22, foram realizadas diversas oficinas durante a XX Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social (Seacom), oferecendo aos alunos a oportunidade de expandir seus horizontes e fazer com que os mesmos tenham um aprendizado diferenciado. Dentre os ministrantes, Patrício Arantes contou sua trajetória desde sua infância junto à arte da fotografia, para um grupo de 20 alunos. Ele deu vários exemplos téórico-práticos relatando que a lente é o centro de tudo. “Vocês devem ter em mente o que desejam fotografar. Se for um lago, por exemplo, deve ter uma lente que enquadre tal lago e não a paisagem em torno dele”.

Arantes também destacou a importância da moda em sua vida, pois, segundo ele, foi uma de suas inspirações. Ele também ensinou aos alunos princípios básicos da fotografia, como o zoom, iluminação, sensibilidade do ISO, abertura do obturador, velocidade e angulação. Após a exposição, o oficineiro e os acadêmicos saíram do estúdio de fotografia para os pátios da Unisc, onde produziram fotos. “As fotos com fundo borrado, onde a pessoa é o destaque, são as minhas prediletas”, confessou. Também disse que gosta de fotografar pessoas, mas antes faz questão de conhecê-las para tentar “extrair sua personalidade” na fotografia. “Ao fotografar, se constrói-se uma relação entre fotégrafo e a modelo fotografado”, completou.

O estudante de Publicidade e Propaganda Matheus Zarpellon contou que achou a oficina super interessante, pois esclareceu várias dúvidas. “Gostei do ministrante, pois ele é muito genial falando”, destacou.

DSC_0005.NEF