Você sabe como praticar a responsabilidade social?

Uma manhã de reflexão. Foi o que os participantes da oficina de Responsabilidade Social, coordenada pela relações públicas Roberta Souza e Silva tiveram, dentro das atividades da XX Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social (Seacom). Logo no início ela sugeriu aos acadêmicos pensarem em como estão aprisionados sempre nas mesmas coisas. Ao fazer um círculo com os participantes, a ministrante entregou um papel no qual havia escrito: “Peça para um amigo destruir esta página, não olhe”, trecho retirado do livro Destrua este diário. Todos ficaram parados e com receio de rasgar a folha, então ela falou de como as pessoas têm medo de mudar, de como elas têm pavor ao diferente.

Segundo Roberta, os comunicadores devem estar sempre procurando o diferente, sem cultivar preconceitos. A sensibilidade é uma característica essencial para essa profissão, assim como a curiosidade, apontou. “Aquele que procura saber mais e estar ligado em tudo, sempre sendo sensível às coisas tende a fazer seu trabalho melhor”.

Roberta sempre buscou praticar a Responsabilidade Social. Mesmo antes de se formar, já atuava em uma escola de Santa Cruz do Sul, a EMEF Guilherme Hildebrand, fazendo ações sociais. Uma delas foi em parceria com a empresa Souza Cruz, um projeto experimental que consistia na limpeza e organização da escola. Além disso orientavam os alunos quanto à higiene pessoal e a limpeza da casa das crianças.

Depois de terminar a faculdade e fazer mestrado em Portugal, Roberta abriu uma empresa de relações públicas com uma amiga, a Adega de Ideias, na qual também fazem projetos sociais. Atualmente, executam o projeto “Skate no Asilo” que tem como intuito beneficiar o asilo de Santa Cruz do Sul (ASAN). “Será um evento onde os vovós serão jurados de um campeonato de skate, e são eles mesmos que estão pintando os cartazes de divulgação. Além de ajudar os idosos, eles têm atividades para se divertir”, conta Roberta. A atividade ocorrerá no dia 31 de maio, no próprio asilo.

Roberta Souza e Silva, Relações Públicas

Alunos participantes da oficina de Responsabilidade Social