Bate-papo sobre áudio

Encerrando a XX Semana Academica do Curso de Comunicação Social (Seacom), aconteceu na noite de ontem, 22, no laboratório 11 do bloco 17 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a oficina de áudio. Ministrada pelo auto-intitulado “nerd do áudio”, o professor do Curso de Música e Tecnologia da UFSM, Patrício Oroszco, ao longo das duas horas de atividades, abordou os mais diversos aspectos técnicos de captação de áudio.

022

 

Continuar lendo

Desmistificação, a palavra certa

No dicionário, desmistificação significa romper com o mito, terminar com o enigma acerca de algo. E não há como definir melhor a oficina ministrada por Joe Nunes na última noite da XX Semana Acadêmica de Comunicação Social (Seacom), na sala 1504, bloco 15 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Desmistificação e Elaboração de Projetos Culturais e Leis de Incentivo” teve como objetivo explicar o funcionamento do acesso às verbas públicas e exemplificar as reais condições de obtê-lo.

Nunes 2

Continuar lendo

Fotografia é pauta de oficina para acadêmicos

Na manhã desta sexta-feira, 22, foram realizadas diversas oficinas durante a XX Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social (Seacom), oferecendo aos alunos a oportunidade de expandir seus horizontes e fazer com que os mesmos tenham um aprendizado diferenciado. Dentre os ministrantes, Patrício Arantes contou sua trajetória desde sua infância junto à arte da fotografia, para um grupo de 20 alunos. Ele deu vários exemplos téórico-práticos relatando que a lente é o centro de tudo. “Vocês devem ter em mente o que desejam fotografar. Se for um lago, por exemplo, deve ter uma lente que enquadre tal lago e não a paisagem em torno dele”. Continuar lendo

Pioneiro na TV a cores, Sérgio Reis é um colecionador de memórias

Para encerrar o ciclo de palestras da XX Semana Acadêmica da Comunicação (Seacom), o convidado foi um antigo conhecido de Santa Cruz do Sul, que costumava transmitir corridas de automóvel, as chamadas pick-up racings. Na noite de ontem, antes de todos os estudantes terem a oportunidade de trocar ideias com o senhor de 77 anos de idade, que há quatro semestres é professor, eu, representando a Agência A4, pude conversar com esse griô, como ele mesmo se intitula.
O entrevistado foi o contador de histórias Sérgio Reis, que depois de mais de 60 anos de carreira decidiu compartilhar suas memórias com a juventude, em sala de aula. Dentre os feitos do mestre em Comunicação Social, estão as inaugurações de todas as TV’s do Rio Grande do Sul e a primeira transmissão a cores da TV brasileira. Confira a entrevista:
Continuar lendo