Pioneiro na TV a cores, Sérgio Reis é um colecionador de memórias

Para encerrar o ciclo de palestras da XX Semana Acadêmica da Comunicação (Seacom), o convidado foi um antigo conhecido de Santa Cruz do Sul, que costumava transmitir corridas de automóvel, as chamadas pick-up racings. Na noite de ontem, antes de todos os estudantes terem a oportunidade de trocar ideias com o senhor de 77 anos de idade, que há quatro semestres é professor, eu, representando a Agência A4, pude conversar com esse griô, como ele mesmo se intitula.
O entrevistado foi o contador de histórias Sérgio Reis, que depois de mais de 60 anos de carreira decidiu compartilhar suas memórias com a juventude, em sala de aula. Dentre os feitos do mestre em Comunicação Social, estão as inaugurações de todas as TV’s do Rio Grande do Sul e a primeira transmissão a cores da TV brasileira. Confira a entrevista:
Continuar lendo

Manhã para pensar em Jornalismo e Literatura

“Príncipe regente e, depois de 1816, rei do Brasil e de Portugal, D. João tinha medo de siris, caranguejos e trovoadas. Durante as frequentes tempestades tropicais do Rio de Janeiro, refugiava-se em seus aposentos na companhia do roupeiro predileto, Matias Antônio Lobato. Ali, com uma vela acesa, ambos faziam orações a Santa Bárbara e são Jerônimo até que cessassem os trovões.” (Laurentino Gomes, 2007)
Após apresentar este trecho de um texto, o chefe de reportagem do jornal Gazeta do Sul, Ricardo Düren, questionou aos acadêmicos que participavam da oficina de Jornalismo Literário: “Isso é jornalismo ou literatura?”, ilustrando que o objetivo da atividade realizada na manhã desta quinta, 21, era debater sobre o diálogo que se estabelece entre estes dois campos, principalmente, através de grandes reportagens. O encontro aconteceu no laboratório 20, do bloco 17 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Jornalismo Literário

Continuar lendo

Hélio Etges divulga novidades para a Comunicação

Na noite de segunda, 18, foi realizada a abertura oficial da XX Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social (Seacom). Durante o evento, o coordenador do Curso, Hélio Etges, informou alunos e professores sobre novidades esperadas para os próximos semestres. Dentre elas, está a autorização pelo Governo Federal para a criação da rádio Unisc FM. A notícia foi veiculada no Diário Oficial da União na sexta, 15. Os acadêmicos presentes durante a fala de Etges comemoraram a novidade.
Além disso, o coordenador também falou sobre as reformas que estão sendo realizadas no estúdio da Unisc TV, que devem ser finalizadas em breve. Também foi mencionada por Etges a fase final da construção do novo prédio da Comunicação, que, a partir do próximo ano, irá abrigar os núcleos da agência experimental de comunicação A4, escritórios da coordenação e salas de aula.

Abertura da Seacom surpreende o público

Inusitada. Essa palavra define a palestra do empresário Denilson Shikako do início ao fim. O fundador da Fábrica de Criatividade iniciou a abertura da XX Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social (Seacom) jogando dinheiro e papéis amassados ao público. O objetivo desta, entre muitas dinâmicas realizadas na noite, foi mostrar aos acadêmicos e demais presentes que não é possível escolher nascer com um talento, nem controlar quando alguém vai jogar dinheiro ao seu alcance, “mas é possível trabalhar o cérebro para funcionar de forma criativa”.

LUCAS BATISTA (45)

Continuar lendo

Coaching: uma ferramenta para aumentar sua performance

A sala 1507, no bloco 15 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), será o ponto de encontro na manhã de terça, 19, para os alunos que pretendem melhorar sua capacidade de liderança. A Instrutora e Consultora em Gestão de Pessoas Elisângela Cristina Reis ministrará a oficina “Coaching: uma ferramenta para aumentar sua performance”. A atividade faz parte da Semana Acadêmica da Comunicação Social (Seacom).

elisangela

Continuar lendo