No dia 7 de abril, às 19 horas, ocorreu na sala 5328 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) o evento Workshop Comunicação e Marketing, ministrado por Lucas Rubinger, que atua como administrador na empresa Empório Adamantis, é delegado na empresa CRA-RS, vice-presidente da empresa ACI Santa Cruz do Sul e na empresa Federasul. Ele é formado em Administração na Unisc e tem MBA em Gestão Empresarial.

Lucas começou a palestra apresentando um vídeo introdutório evidenciando que a internet é feita de momentos, para que o público entendesse melhor o assunto a ser discutido. Sobre os principais erros cometidos nas redes sociais, ele mencionou: não separar pessoa física de jurídica; ter a ideia de que rede social é só Facebook; vídeos muito longos, que não atraem a atenção logo nos três primeiros segundos; demorar muito para responder mensagens de possíveis clientes; ofender outras pessoas que podem dispor de um cargo abaixo do seu, entre outros.

Em contrapartida, deu dicas de como aperfeiçoar e expandir negócios pelo meio virtual, como, por exemplo, investir em mídias, fazer uma análise dos índices do seu site e melhorar o que não está satisfatório, possuir um grupo de teste para avaliar suas publicações antes de colocá-las na rede, ter foco no seu objetivo de maior importância e, por fim, explorar diversos recursos. Relatou diferentes meios de comunicação que podem ser usados no lugar daqueles mais comuns e afirmou que a  ferramenta com melhores resultados de expansão de negócios é o Google, uma vez que porta o maior número de acessos atualmente.

Conforme Lucas, é necessário achar o problema e dar uma cura ao indivíduo; sempre começar pela resposta e não pela pergunta. É preciso, figuradamente, jogar a pessoa no buraco, falar que a situação atual dela é horrível e, logo após, oferecer uma solução (dar a cura) para que seu problema seja resolvido.

Em conclusão, foi aberto um momento para perguntas do público acerca do conteúdo apresentado. Houve então manifestações que foram esclarecidas por Rubinger, reafirmando o interesse de todos nesse tema e revelando a preocupação com relação aos seus empreendimentos que possuem uma plataforma virtual.

capaaaaaaaaa

 

Texto: Fernanda Oliveira e Isadora Schuck

Fotos: Fernanda Oliveira