A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas para os Cursos de Extensão de Férias de Inverno, entre eles “A Televisão Hoje: Questões sobre Jornalismo, Internet e Digitalização”, que ocorrerá nos dias 14 de julho, sexta, das 19h às 22h e 15 de julho, sábado, das 8h às 12h e das 13h às 18h, no Bloco 16. Podem participar acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Produção em Mídia Audiovisual, bem como profissionais da área.

O curso propõe uma análise sobre a atuação jornalística em televisão e sobre os novos formatos promovidos pela inovação tecnológica, a partir de uma pergunta: o telejornalismo já era? Qualquer profissional que pretende atuar em TV e redações multimídia deve estar atento a um cenário de convergência – que inclui, pelo menos, a web, as redes sociais e a chegada do streaming. A proposta consiste em aulas interativas que combinam exposição teórico-prática, análise de casos e debate com os estudantes.

Brenda Parmeggiani, que é uma das ministrantes, afirma que o curso está baseado em uma análise das transformações de mercado, principalmente das práticas de produção e edição de vídeo informativo. “Vamos abordar as principais tendências e discutir questões sobre streaming, webjornalismo, websérie e jornalismo cidadão. Nossa proposta é relevante para estudantes e profissionais de comunicação que queiram trabalhar com recursos multimídia, que desejam estar atualizados”, conta a jornalista. “Estamos preparando vários exemplos atuais. Vai render ótimas discussões. Estamos bem empolgadas.”, acrescenta.

Os encontros serão ministrados pelas professoras Brenda Parmeggiani e Rosângela Caino. Brenda foi repórter em Zero Hora, repórter, editora e apresentadora da RBS TV Santa Cruz, além de ter passagens por assessoria. É mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Atuou como professora substituta na Faculdade de Comunicação da UnB, onde atualmente é doutoranda. Rosângela possui mais de dez anos de experiência nas principais emissoras de TV do país. Foi repórter, produtora e editora na RBS TV, coordenadora de redação da sucursal da RBS em Brasília, editora no SBT e editora assistente e coordenadora da equipe Fernando Rodrigues/UOL. Atualmente, é editora do Jornal Hoje, na TV Globo, em São Paulo.

As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição (http://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos?view=unisccursolista) até o dia 09/07 ou na Central de Atendimento até o dia 10/07. O valor a ser investido no curso é de R$252,00, em 2 x de R$126,00, ou à vista, com desconto de 30% (não cumulativo com outros descontos): R$176, 40. Para obter mais informações sobre o curso, conferir a programação e realizar a sua inscrição acesse o site da universidade. Você também pode entrar em contato presencialmente com a Central de Atendimento, localizada no Bloco 5, sala 513, pelos telefones (51) 3717-7343 e 3717-7311 ou pelo e-mail extensao@unisc.br.

Texto: Kimberly Lessing e Martina Ferreira Sturm