Com o objetivo de promover a liberdade de expressão artística e a criatividade dos estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental a Secretaria Municipal de Educação – SEE de Santa Cruz do Sul em conjunto com a  A4: Agência Experimental da Comunicação Social – UNISC promovem o concurso literário “Histórias de vida: memórias que me constituem”. Os alunos deverão produzir textos baseados em seu cotidiano e que poderão ser adaptados para a curtas-metragens.

As inscrições para o concurso são gratuitas e ocorrerão juntamente com a entrega dos textos no período de 01 a 05 de Outubro de 2018. Para o professor e coordenador do núcleo de Mídia Audiovisual da Agência A4, Diego Weigelt, o objetivo do concurso é colaborar com a comunidade onde estamos inseridos. “Queremos dar voz aos estudantes, transformando suas histórias em realidade, em filme. Que esse seja o primeiro passo para um festival de cinema estudantil”.

Regulamento:

4 – NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS HISTÓRIAS:
4.1.1 – O texto deverá ter de 01 (uma) até 03 (três) páginas;
4.1.2 – A tipologia textual deve ser Narrativa e o gênero textual Memórias;
4.1.3 – O texto deverá conter, obrigatoriamente, título, sob pena de desclassificação e deverá ser digitado
em folha A4, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e margem 2cm x 2cm;
4.2 – O texto final do aluno deve ser o resultado de todo um processo de ensino e aprendizagem da leitura e
da escrita, dentro do tema apresentado. Deve ser inédito e original, sendo realizado de forma individual;
4.3 – Não poderão ser feitas alusões a personagens ou obras com direitos autorais.

5 – SELEÇÃO E ENVIO DAS HISTÓRIAS:
5.1 – Fica a cargo da Equipe Diretiva da Escola e do Professor do Componente Curricular Língua
Portuguesa selecionar, dentre os textos elaborados pelos alunos, até 3 (três) textos para participarem do
concurso por Escola, que deverão obedecer aos seguintes critérios de avaliação:
5.1.1 – Adequação ao tema proposto;

5.1.2 – Originalidade e criatividade;
5.1.3 – Coesão (ligação entre as ideias, substituição, paragrafação);
5.1.4 – Clareza e concisão na exposição textual;
5.1.5 – Texto inédito e original;
5.2 – Ressalta-se que serão aceitos até 3 (três) textos por Escola. No caso de envio de mais de 3 (três)
textos por Escola, todos serão automaticamente desclassificados;
5.3 – A Direção da Escola encaminhará para a Secretaria Municipal de Educação – SEE de forma impressa,
através do protocolo, os textos escolhidos, no período de 01 a 05 de Outubro de 2018, e será considerada
válida a data de entrega no protocolo para efeito de recebimento dos trabalhos;
5.4 – Trabalhos entregues fora do prazo serão automaticamente desclassificados;
5.5 – Os textos selecionados deverão ser encaminhados em um envelope com a seguinte identificação:
5.6 – No envelope encaminhado ao concurso, além dos textos escolhidos deverá estar anexada a Ficha de
Inscrição, conforme modelo em anexo (ANEXO I), carimbada e assinada pela Direção da Escola.

Mais informações sobre o regulamento e a ficha de inscrição no arquivo abaixo:

Imagens: João Pedro Filippe

1 comentário em “Secretaria de Educação e Agência A4 promovem concurso para estudantes do 8º e 9º ano”

1. Que legal!!! O incentivo ‘e essencial pra gurizada!! Parabéns a todos os envolvidos,idealizadores,criadores….Show!!!