Rádio A4

10431517_880255488720003_3370096440364546791_n

Sobre a essência da Rádio A4:

Os dicionários nos ensinam que o adjetivo “livre” tem pelo menos 20 significados, e que todos eles querem dizer, cada um a seu modo, a mesma coisa. Ou seja, que ser livre é não estar preso a nada nem a ninguém; é ser dono do próprio nariz, enfim.

É  o caso da Rádio A4.

Ela nasce livre, em primeiro lugar, porque tem como princípio básico de existência o não atrelamento ao mundo dos direitos autorais e do cerceamento cultural quando o assunto é música: somos a favor da cultura livre e da distribuição do conhecimento. Mas não apenas.

A Rádio A4 também é livre porque é fruto da experimentação, da vontade realizadora, da negação aos formatos tradicionais em prol da descoberta, do olhar criativo.

Se isso é assim, deve-se fundamentalmente ao fato de ela ser uma rádio criada por e para os alunos de todas as habilitações do Curso de Comunicação Social. Um espaço onde a única regra é se expressar de forma livre, criativa e autônoma.

A liberdade da Rádio A4 tem a ver, também, com o fato de ela ser uma rádio cuja plataforma é a Internet, o que permite que ela seja pensada em uma perspectiva convergente. Ou seja, que dialogue em áudio, mas também por meio de todas as potencialidades oferecidas pelo mundo digital, estabelecendo um diálogo mais largo e atual.

A  Rádio A4, enfim, é um projeto de extensão do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que tem como objetivo primeiro difundir as produções dos alunos que desejam experimentar e vivenciar o meio do rádio em uma perspectiva autoral, livre.

Uma rádio que acredita, sobretudo, na liberdade do ser.