Projeto Escola Aberta reforça a esperança de um amanhã promissor e oportuno

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. A frase de Nelson Mandela é inspiração para um educandário de Santa Cruz do Sul. Localizada em um dos bairros com maior vulnerabilidade social do Município, a Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, vem promovendo a diferença na vida de crianças e adolescentes e tem evidenciado a importância da escola como agente transformador.

A palavra “esperança” não está somente no nome da instituição, está também vinculada ao propósito da escola: tornar-se um espaço referência para a comunidade em que está inserida. Essa ideia é pincelada já há alguns anos, quando a Nossa Senhora da Esperança decidiu abarcar o projeto “Escola Aberta”, que prevê que educandários abram suas portas aos sábados e domingos para alunos, pais e comunidade, promovendo atividades sociais, culturais e esportivas.

O objetivo de tornar-se referência virou realidade. Isso porque, o educandário é a única instituição de Santa Cruz do Sul a desenvolver ações em horários que tradicionalmente se encontraria de portas fechadas. Além disso, a escola tem visto no projeto a força para tentar mudar a realidade de seus jovens. Essa realidade está muitas vezes estampada em jornais e carrega um lado obscuro, de violência, drogas e tráfico. Com a Escola Aberta, o objetivo é justamente reduzir os índices de violência e promover a integração daqueles que fazem parte da comunidade escolar.

Confira no vídeo abaixo ou no nosso Facebook, o depoimento da diretora Cristiane Rosa e dos oficineiros Dilvan e João Carlos que concedem o seu tempo nos finais de semana para promoverem trabalhos educativos, culturais e esportivos. A matéria completa você confere na edição impressa do Jornal Unicom, publicada no dia 3 de junho e encartada no Jornal Gazeta do Sul.

Escola Aberta

A diretora da Escola Nossa Senhora da Esperança, Cristiane Rosa e os oficineiros, Dilvan Pereira e João Carlos Matias são uns dos que acreditam no potencial do Projeto Escola Aberta e concedem o seu tempo nos finais de semana para promoverem atividades educativas, culturais e esportivas. Eles acreditam na educação como um poder de transformação! 👏⚽️🤸‍♂️🎨 Confira a matéria aqui: https://bit.ly/2KuryN3 Boa Leitura! 💙

Publicado por A4 – Agência Experimental de Comunicação/UNISC em Segunda-feira, 3 de junho de 2019

Texto, fotos e produção audiovisual: Caroline Moreira