O olhar de quem veio pela primeira vez na Feira do Livro

Apesar da abertura oficial ser apenas hoje à noite, a 32ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz já está a todo vapor. As escolas já movimentam a Praça Getúlio Vargas e um grande público prestigia o evento neste primeiro dia.

O encantamento das crianças com os livros é perceptível. Muitas estão aproveitando a oportunidade de ‘embarcar’ no mundo da leitura. Aryel Augusto Lopes Klafke, 9 anos, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Emanuel, de São José da Reserva, interior de Santa Cruz do Sul, veio para a feira pela primeira vez e garante que gosta muito de ler. “Na escola a gente tem muitos livros, e toda semana a gente troca. Eu gosto muito de ler. Esse lugar é mágico, tem muitos livros”.

Klafke vai levar um gibi como lembrança da primeira Feira do Livro que participa. “Gostei de muitos livros, mas as histórias em quadrinhos são as que mais gosto, então vou levar alguns gibis para casa”.

Aryel Augusto Lopes Klafke veio pela primeira vez na Feira do Livro e se encantou pelas histórias em quadrinhos. Foto: Matheus Henrique de Andrade/A4

A Emef Professor José Ferrugem também trouxe os alunos do 3º ano do ensino fundamental para visitarem a feira. Luana Rafaela Silva, 9 anos, aproveitou a tarde para se divertir. As massinhas de modelar chamaram a atenção da pequena. Mas, os inúmeros personagens que estampam a capa dos livros expostos foram quem a fizeram brilhar os olhos.

Além dos livros, Luana gostou das brincadeiras realizadas durante a Feira do Livro

Ânja Carolina Senna, 10 anos, vem da mesma instituição e decidiu que irá levar uma lembrança para seus três irmãos menores. “Eu trouxe 10 reais, primeiro ia comprar algo para mim, mas vou levar algo para eles”.

Como toda “primeira vez”, essa, possivelmente deve ficar marcada na memória deles. Melhor do que isso, prometem voltar, e agora, acompanhados de outros amiguinhos, familiares, que viverão suas “primeiras vezes”. Ânja antecipou que quer muito trazer os irmãos. “Eles iam adorar, tem muito livro, é tudo colorido e fantástico. Eu quero voltar nos outros anos”.

Texto: Rosana Wessling