Os semestres se misturaram, mas os olhos dos alunos seguiram o mesmo rumo: o encanto pela profissão escolhida. Nessa terça-feira, 4, os alunos de jornalismo do curso Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), acompanhados da Professora Cristiane Lindemann foram até Porto Alegre conhecer o funcionamento das emissoras RBSTV, TVE e Rádio FM Cultural, SBT e também o Centro de Imprensa do Estádio Beira Rio. “Mais do que uma viagem de estudos”, disse Vinicius Rech, do 7ª semestre.

O primeiro destino foi a RBSTV. Lá os alunos puderam conhecer a redação, onde desde às 4 horas da manhã tem gente trabalhando para que o primeiro jornal do dia vá ao ar. A partir daí os trabalhos não param e tudo é planejado para que nada de errado aconteça. Depois foi a vez de conhecer os famosos estúdios onde são apresentados os programas Globo Esporte, Jornal do Almoço e Galpão Crioulo. O encantamento dos alunos e os sonhos meramente realizados puderem ser vistos a cada foto tirada para recordar o momento.

Uma pausa para o almoço e o roteiro de visitas continuou, era a vez da TVE e Rádio FM Cultural. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de assistir a transmissão ao vivo do programa Estação Cultura, da TVE, conhecendo todo o processo seguido para que um programa vá para as telinhas. No mesmo local existem mais quatro espaços para que outros programas sejam apresentados. Separado, mas não menos importante, fica o estúdio do programa de esporte. As ilhas de edição, assim como o a suíte, onde todo o programa é controlado, foram apresentados aos alunos. Posteriormente, eles conheceram a Rádio FM Cultura, assim como a redação e assistiram a uma rápida transmissão da rádio.

O Silvio Santos não estava lá para receber os acadêmicos, mas um repórter do SBT mostrou a redação da emissora e como funciona. Também foi apresentado o estúdio onde os programas SBT Rio Grande e SBT Esporte são apresentados e um pouco da história da rede no Estado. O destino final foi o Centro de Imprensa do Estádio Beira Rio. Lá os acadêmicos tiveram uma ideia de jornalismo esportivo. O Sport Clube Internacional possui um estúdio próprio de TV e também de rádio, nas dependências do Estádio. Entre gremistas e colorados, todos saíram de lá com a certeza da potência que o jornalismo possui.

“As visitas às emissoras de TV me proporcionaram um contato ainda mais direto com o jornalismo. Conhecer quem faz a mágica da televisão, bem como sua estrutura, permite que a nossa percepção como futuros jornalistas se amplie”, complementou Rech. E para Giovana Brasil, do 6º semestre, não foi diferente. “A viagem foi bem bacana e nos mostrou a realidade do jornalismo”, finalizou.

Texto: Madhiele Scopel e Andrei Marcel Mendes Barboza

Imagem: Gustavo Roth, chefe de divisão – Núcleo de Comunicação Integrada Diretoria de Comunicação e Relações Institucionais.