Muitos jovens e adultos se perguntam: qual é a melhor forma de ganhar dinheiro? Qual curso trará prestígio e valorização profissional? Na maioria das vezes, esses mesmos jovens acabam fazendo os cursos mais tradicionais, como Direito e Medicina.

Luiz Lara não foi uma exceção a esse tipo de pensamento. Após completar a faculdade de Direito, percebeu que não era esse o caminho que queria para sua vida profissional e, então, entrou para o mundo publicitário.

Trabalhando desde 1989 no ramo da comunicação, Lara é exemplo para novos estudantes ao ensinar que opiniões não são apenas opiniões e que o caminho da realização profissional depende apenas de nós mesmos.

Natural de São Paulo, Lara é conhecido como senador, tanto pela sua formação quanto pela maneira politizada como trata as pessoas, não fazendo distinção entre elas.  Ele é conhecido, também, pelo espírito de liderança, o que o levou a representar uma das maiores empresas de publicidade do Brasil. De 2009 a 2012 foi presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade.

Criatividade e jingles ‘chicletes’, podem ser consideradas as características que mais chamam a atenção no trabalho de Lara. Quem não lembra do slogan ‘Viver sem Fronteiras’, feito para a empresa de telefonia TIM? Ou da série ‘Aqui tem Confiança’, para a indústria Friboi? Além disso, já trabalhou com várias outras empresas, como Nokia, Natura, Pedigree, adidas, CPFL, Comgás e Pernambucanas. Foram campanhas para esses grandes nomes que o consagraram e aumentaram sua coleção de prêmios.

Lara, juntamente com a empresa Lew’Lara/TBWA, foi o primeiro a ser homenageado com o Prêmio Affonso Serra, instituído pelo Grupo de Atendimento para reconhecer a contribuição profissional para a evolução da atividade. Também recebeu outros prêmios, como Profissional de Planejamento (Prêmio Caboré 1996 e 2010), Empresário do Ano (Prêmio Colunistas e Prêmio About), Publicitário do Ano (Revista VIP, da Editora Abril), Voluntário do Ano (Kanitz&Associados), Empreendedor do Ano nas Comunicações 2010 (Revista IstoÉ Dinheiro), Personalidade do Ano – Troféu Ouro (VII Prêmio Anatec 2011) e Publicitário do ano 2013 (Associação Brasileira de Propaganda).

Com essas premiações, Luiz Lara mostra que não existe profissão com mais ou menos prestígio, mas que, na verdade, são as ações de cada um que transformam e fazem com que o trabalho seja mais valorizado. Para o profissional, ‘as agências devem produzir conteúdo relevante e que converse com as pessoas. Acabou o comercial unidirecional para as massas. O consumidor interage e a boa propaganda não pode se apequenar’. Essa é a frase lema de Luiz Lara.

Atualmente, Lara é presidente do Conselho Superior da Entidade e vice-presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda, além de membro do conselho Deliberativo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Porém, sua principal atividade é como Presidente do Conselho de Administração da Lew’Lara/TBWA, agência que fundou com o sócio Jaques Lewkowicz.

Para Luiz Lara a boa propaganda não pode se apequenar

Confira no vídeo abaixo, uma palestra realizada por Luiz Lara sobre as plataformas digitais:

Texto: Paula Schoepf

Fonte: globo.com