O jornalismo guiado por dados (JGD), prática que consiste na busca, coleta, análise e visualização de informações, foi o tema principal de aula ministrada nessa terça-feira, 11 de abril, para alunos das disciplinas de editoração eletrônica e oficina de criatividade dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unisc.

Os estudantes aprenderam sobre as origens do JGD e puderam acompanhar o acesso a bases de dados públicas e portais da transparência, cuja criação, no Brasil, foi estimulada pela Lei de Acesso à Informação, criada em 2011 e em vigor desde maio de 2012. Por conta dessa lei, órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário precisam divulgar informações de interesse público. Para o jornalismo, a transparência ativa e a possibilidade de solicitar dados via LAI representam novas oportunidades para contar histórias.

A aula dessa terça foi ministrada por Marília Gehrke, jornalista graduada em 2013 pela Unisc e atualmente mestranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Integrante do Grupo Jornalismo Digital (JorDi – Ufrgs/CNPq), Marília tem como principal tema de estudo o jornalismo guiado por dados.

Para ela, a aproximação do jornalista com as bases de dados públicas é um passo importante em direção a novas pautas e também como diferencial do profissional em seu campo de atuação. “O Philip Meyer, criador do jornalismo de precisão, ligado às origens do jornalismo guiado por dados, já dizia, lá no final dos anos 1960, início dos anos 1970, que escrever bem não poderia ser a única competência do jornalista. Escrever bem continua sendo importante, mas compreender os dados e fazer cruzamentos entre informações obtidas por meio de bancos e portais da transparência é fundamental em uma era composta por grandes quantidades de dados”, ressalta.

Os slides apresentados em aula podem ser conferidos neste link. No final da manhã, os alunos ainda criaram uma planilha com dados próprios para praticar a visualização de tais informações como município de origemcurso e time.

Arquivo_000

Texto: Marília Gehrke