Documentário retrata 1,8 mil quilômetros pedalados na Carretera Austral

“Operação Carretera Austral” é o título da produção audiovisual que narra a cicloviagem de 1.815 quilômetros do professor Demétrio de Azeredo Soster. O documentário conta a aventura vivida em janeiro de 2019 por Demétrio, professor do Programa de Pós-graduação em Letras e do departamento de Comunicação Social da Unisc. Para o professor, um dos objetivos ao produzir o documentário é compartilhar vivências que mudaram significativamente a sua vida “O documentário tem a ver com isso; com a vontade de dizer, por meio de filme que viajar de bicicleta é legal e vale muito a pena.”, pontua Demétrio.

Iniciada em Bariloche, na Argentina, a viagem seguiu ao longo de toda RN-07 – a mítica Carretera Austral, no Chile, terminando 25 dias depois na argentina El Calafate. O filme produzido pelo professor Demétrio de Azeredo Soster já pode ser acessado no Youtube gratuitamente pela https://youtu.be/dCve_i6Z6J4. A edição é de Gelson Pereira; a trilha sonora, de Henrique Sulzbacher.

Para Demétrio, a maior dificuldade durante a viagem foi não parar a todo o momento para fotografar as paisagens que presenciou ou conversar com os cicloturistas e moradores que ia encontrando no caminho.

Este é o terceiro documentário produzido a partir das cicloviagens do professor da Unisc. No primeiro, de 2017 – “Operação Banda Oriental”, editado por Gelson Pereira e com trilha sonora de Killy Freitas, é narrada a cicloviagem que realizou desde Santa Cruz do Sul, onde mora, até Buenos Aires, na Argentina, passando, no caminho, pelo Uruguai – a Banda Oriental. (O vídeo por ser acessado por aqui: https://youtu.be/ys_Oc1NPqYQ). “Acredito que a bicicleta muda, geralmente para melhor, as pessoas e eu busco justamente isso com os documentários: mostrar para as pessoas que existe um mundão inteiro lá fora para ser vivido.” salienta.

Em “Operação Valparaíso”, de 2019, também com edição de Gelson Pereira, mas com trilha sonora do Duo Vento Madeira, é contada a história de uma cicloviagem de 1.830 quilômetros que se iniciou em Uruguaiana, na fronteira, e seguiu até Valparaíso, no Chile, cruzando, no caminho, o norte da Argentina e a Cordilheira dos Andes. A URL do vídeo: https://youtu.be/IxlokhDq7Hc.

O livro “Operação Carretera Austral”, pela Editora Catarse, será lançado no dia 18 de setembro às 17h30min no espaço cultural Domi Gastrononia (Carlos Trein, 670) – a antiga Casa das Cucas.

Deixe uma resposta