Menu Principal
Home
Notícias
A origem da Páscoa
A Semana Santa
A tradição do coelho
O ovo de Páscoa
A história do chocolate
A data da Páscoa
Busca
Fale Conosco
Links
A tradição do coelho Imprimir E-mail
Por Carol Rodrigues   
04 de April de 2007
A história do Coelho da Páscoa reúne uma série de tradições. Conforme o sociólogo, César Góes, antes do contato com o Cristianismo as grandes comunidades tribais européias celebravam a entrada da primavera de um modo religioso que era vinculado basicamente a fertilidade. "É o momento aonde um longo inverno passaria e começa um período de grande exuberância da natureza".  

a tradição do coelho na PáscoaO sociólogo explica que as comunidades tribais aproveitavam esse processo para fazer um momento celebrativo do seu vínculo religioso com a natureza que eram os chamados cultos Amenistas. "Na reinvenção dessa tradição a gente pode ver agora diversas manifestações do que eram os cultos Deltas. Fundamentalmente porque eram cultos que vinculavam a antiga tradição religiosa no norte da Europa e por isso, aparecem fortes pela força da sociedade européia hoje", afirma.

Entretanto, o Góes argumenta que não é só isso. Segundo ele, a entrada da primavera é um momento forte e celebrativo em todos os povos porque está vinculada a sua subsistência. "E nesse momento no norte da Europa que tem a entrada da primavera aí se agrega essa coincidência. E o coelho da Páscoa é um símbolo de fertilidade dentro dessas tradições e das tradições orientais."

Para Góes o que temos hoje é uma mistura de simbólicos. "Uma série de símbolos de diversas tradições. No entanto, cada grupo tem sua ênfase específica. O momento da troca de presente é um momento que tem em cada uma dessas culturas um símbolo específico uma tradição específica. Todas voltadas ao norte social que é a questão da solidariedade", finaliza o sociólogo.

Ouça a entrevista completa (3m15s)
Última Atualização ( 05 de April de 2007 )