logo image

Maior vestibular da Unisc ocorre neste sábado

2.240 vagas serão divididas entre os 49 cursos que a instituição oferece

Campus se prepara para receber candidatos (Foto: Assessoria de Comunicação – Unisc)

O maior vestibular da história da Unisc vai movimentar o campus da universidade. Mais de seis mil candidatos devem realizar a prova que ocorre no próximo sábado, dia 1º de dezembro. Segundo o coordenador da Graduação, professor Rolf Fredi Molz, esse número de inscritos superou todos os processos seletivos anteriores.  “Foram aproximadamente 800 inscritos a mais que o vestibular de verão do ano passado”, revela Rolf.

Para o coordenador de Graduação esse resultado não é apenas um número, ele significa o início de todo um processo de formação e qualificação de pessoas. “É por esse ponto que se transforma uma sociedade, construindo conhecimento, e essa construção é parte da missão da UNISC no contexto comunitário.”

Rotina da estudante Melise Machado é de duas horas diárias de estudo (Foto: Arquivo Pessoal)

Futura formação esperada pela vestibulanda Melise Machado. A estudante do terceiro ano do Ensino Médio vai prestar vestibular para o curso de Tecnólogo em Gastronomia e se prepara desde o início do ano, com estudos de pelo menos duas horas por dia.  Entretanto, afirma que está ansiosa, pois o seu desempenho no vestibular marca o início de uma carreira.

Para que esta ansiedade não prejudique na realização da prova, o professor de Cursinho Pré-Vestibular Gustavo Rodrigues dá dicas para o candidato se preparar antes e depois da prova.

ANTES DA PROVA

- Alimentação leve;
- Boa noite de sono;
- Evitar estudar coisas novas às vésperas (é melhor revisar o que já foi estudado);
- No dia da prova é bom se organizar pra chegar cedo ao local (um eventual atraso pode deixar o vestibulando nervoso prejudicando-o na hora da prova);

DURANTE A PROVA

É importante dividir as questões em três tipos:
a) as que o candidato SABE fazer;
b) as que o candidato ACHA que sabe fazer;
c) as que o candidato NÃO sabe fazer!

É mais prático responder as questões nesta ordem para não perder tempo durante a prova.

A Universidade de Santa Cruz do Sul, através da Assessoria de Comunicação, vai organizar atividades que descontraiam os estudantes antes e depois da prova, além de uma programação especial para os pais e parentes que esperam pelos candidatos, já que muitos vêm de outras cidades.

A duração da prova é de até cinco horas, com uma redação e 60 questões objetivas divididas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (inglês, espanhol ou alemão), História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química, Filosofia e Sociologia. Para os candidatos que optarem pelo aproveitamento dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a média equivale a 30% dos resultados e os outros 70% são relativos à nota obtida na prova da Unisc.

Mais informações podem ser obtidas no site da Unisc http://www.unisc.br/portal/pt/

Reportagem: Daiana Carpes, Natany Borges e Ana Claudia Schuh