logo image

Futebol Americano tem cada vez mais adeptos em Santa Cruz do Sul

Chacais
Foto: Divulgação/Facebook

Em abril de 2007 foi fundado o time de futebol americano de Santa Cruz, o Chacais, e desde lá, a procura pelo esporte não para de crescer. Tanto que nesse ano foram feitos testes seletivos para a escolha de novos atletas. O peneirão aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro no ginásio do Corinthias Sport Club e reuniu interessados em integrar a equipe sub-19 e adulto.

“Como as regras do futebol americano são pouco conhecidas pelo público em geral, fizemos apenas testes físicos e recepção de bola, para verificar a coordenação”, conta Eduardo Bender, jogador do Chacais. De acordo com Bender, foi avaliada a corrida de 10 e 40 jardas, para verificar a reação à largada e a velocidade, respectivamente, salto vertical e horizontal para avaliar o impulso e a força de impulsão, testes de recepção, no qual foram verificadas a coordenação motora para receber a bola através de três rotas diferentes. Foi avaliado ainda a aceleração e a explosão muscular dos candidatos. No final do peneirão, foram selecionados nove pessoas para integrar a categoria sub-19 e 15 para a categoria adulto.

Bender afirma que o Chacais precisa de atletas em praticamente todas as posições, já que no futebol americano cada jogador em campo tem uma função bem específica, no entanto as maiores carências são de chutadores e Quarter Back, o lançador. “O Quarter Back é o responsável por distribuir as jogadas, é o principal jogador, a cabeça pensante do time, por isso é complicado de achar alguém que se encaixe nesta posição. Além disso, é necessário ter um braço forte para realizar passes longos”, afirma Bender.

Em 2013, o Chacais pretende participar do Campeonato Gaúcho, que deve contar com quatro equipes, além de repetir sua participação no campeonato nacional. No entanto, para esses planos se concretizarem, o time precisa de um plantel maior. “Nosso futuro será decidido nos próximos meses, com a entrada e permanência desses novatos selecionados no peneirão”, conta Bender.

Saiba mais sobre o Santa Cruz Chacais no site http://www.chacais.com/ ou ainda pelo facebook http://www.facebook.com/pages/Santa-Cruz-Chacais/110579025712199

Entenda o esporte

- Futebol americano é um esporte territorial, onde o objetivo é avançar em direção ao território protegido pelo adversário e invadir a END ZONE (a zona final do campo) para marcar 6 pontos, ou chegar o mais perto possível da END ZONE para realizar um chute entre as traves e conquistar 3 pontos.

-O objetivo da defesa é não permitir avanço do ataque e assim recuperar a bola para então começar a atacar.

- Costuma-se dizer que Futebol Americano é um xadrez humano, uma vez que tenta-se reconhecer os movimentos do adversário para realizar uma jogada inesperada e conseguir o avanço desejado.

- Há inúmeras possibilidades de jogadas, elas podem ser jogadas de corrida, ou de passe, mas a forma a serem realizadas são inumeráveis, por causa das “n” possibilidades movimentação.

 

Matéria: Ana Cláudia Müller, Natany Borges e Daiana Carpes

Compartilhe

Comentário

questra Пестюк Чеслав Фанис Джураев Константин Мамчур Станислав Кравцов AGAM Atlantic Global Александр Прочухан Абакумов Андрей