logo image

Mostra reúne trabalhos pedagógicos em Venâncio Aires

Escolas apresentaram o resumo do trabalho realizado

Cerca de 50 trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo foram evidenciados na ‘Segunda Mostra Municipal de Trabalhos Escolares: Construindo aprendizagens’ de Venâncio Aires. O evento ocorreu no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, na quinta-feira, 25. Além das instituições municipais, as escolas Duarte de Macedo e Dois Irmãos também participaram do evento com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com dois objetivos, a mostra buscou partilhar os conhecimentos e estimular o espírito científico dos estudantes. “Queríamos provocar o espírito de pesquisa, que deve acompanhar toda a prática pedagógica. Visando oportunizar aos alunos o desenvolvimento do espírito científico em qualquer área do conhecimento”, explica a secretária Municipal de Educação, Rosange Lehmende Moraes.

A fim de influenciar a pesquisa em diversas áreas de conhecimento, como destacou a secretária, a mostra contou com a exposição de trabalhos pedagógicos científicos, históricos, literários e brincadeiras antigas. Pensando na sustentabilidade, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Catarina, desenvolveram seu trabalho sobre a autossustentação de energia elétrica de uma pequena propriedade rural. A pesquisa trabalhou o aproveitamento das energias solar, cinética e eólica. A Emef mostrou como produzir energia cinética através de uma maquete.

A criatividade demonstrada através dos trabalhos expostos nas estandes despertou o interesse dos visitantes. Os colegas Tiago Fernandes e Cauã da Rosa, alunos da Emef Odila Rosa Scherer, se encantaram com os trabalhos científicos. Já as amigas Gabriela de Souza e Eloiza Fischer, aprovaram a ideia das Emeis resgatarem algumas brincadeiras de antigamente. Rosange destacou que “esse é o resultado da prática cotidiana nas escolas”.

A forma de exposição foi livre, tendo apenas que respeitar os espaços de 1,30m² cedidos para cada grupo. As escolas apresentaram o resumo do trabalho realizado, constando de forma concisa e clara o problema estudado, os resultados mais importantes e as principais conclusões. A realização da mostra foi coordenada pelo setor pedagógico da Secretaria de Educação.

Reportagem: Alan Faleiro, Giuliane da Silva e Luísa Ziemann

Comentário

questra Пестюк Чеслав Фанис Джураев Константин Мамчур Станислав Кравцов AGAM Atlantic Global Александр Прочухан Абакумов Андрей