logo image

Unidas pela paixão nacional

Duas jovens de idades diferentes. Uma delas, Simoni Helfer, tem 26 anos e cursa Produção em Mídia Audiovisual e a outra, Marina Leão, 22, estudante de Farmácia. Elas não são colegas nem vizinhas, mas uma paixão nacional as aproximou: o futebol. Ambas fazem parte do time de Futsal Feminino patrocinado pela Academia Cia da Boa Forma, que também é o time da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A equipe surgiu após um jogo em comemoração ao Dia da Mulher em 2007. Depois disso, Simoni Helfer, que permanece no grupo até hoje, começou a recrutar meninas que possuíam a mesma vontade de praticar o esporte, não somente por brincadeira, mas para competir.

Nos dois primeiros anos, a equipe era conhecida como “Time da Brigada”, pois as primeiras partidas foram disputadas no quartel da Brigada Militar de Santa Cruz do Sul. E o treinador era o sargento da BM, Carlos Alberto Limberger. Após algumas reuniões, Limberger, também proprietário da Academia Cia da Boa Forma, demonstrou interesse pela equipe e assim iniciou uma parceria que dura até hoje. As jogadoras contam com o patrocínio da Unisc, que cede o seu ginásio para os treinos.

“O time surgiu com o intuito de dar oportunidade a meninas que gostariam de praticar o esporte e não tinham oportunidades. Por alguns motivos, elas não se encaixaram em outros times já existentes na região”, afirma Simoni. A equipe, que hoje conta com 15 integrantes, já acumula diversos títulos em campeonatos regionais e até em competições de âmbito estadual. As jogadoras praticam diferentes modalidades, como futsal, futebol 7 e futebol 11. Ainda participam de um campeonato de futebol de areia, que ocorre no litoral do Estado todos os anos.

Marina Leão, que está no time desde 2009, complementa: “Nos reunimos semanalmente para os treinos. Hoje somos muito mais do que um time que compete, pois como já estamos há bastante tempo juntas, construímos uma amizade. Muitas permanecem pela integração e amizade que foram conquistadas com o tempo”.

A equipe ainda realiza algumas atividades um tanto quanto criativas. Em alusão à Semana Farroupilha, as jogadoras promovem há dois anos o “Gre-Nal de Bombachas”, uma disputa acirrada e muito divertida onde os objetivos principais são lembrar as tradições e se divertir.

Imagens:Divulgação do time

Grenal de Bombacha

Reportagem: Bruno Labres, Gabrieli Jacobs, Luis Fernando Ferreira

One Response