logo image

Qual é o segredo da cuca santa-cruzense?

A tradicional receita germânica é destaque no município pelo sabor e criatividade

 

Concurso das cucas atraiu apreciadores (Foto: Daiana Carpes)

Uma massa fofinha e baixa, com um farto recheio, produzida com os mais diferentes ingredientes, e é claro o toque e uma pitada de amor alemão. Será esse o segredo para a cuca de Santa Cruz do Sul ser considerada uma das melhores do Estado?

A relações publicas Michele Pilz concorda com a afirmação. “As cucas daqui dão para comer de um dia para o outro, se eu comprar de outros lugares, precisa consumir no mesmo dia, senão vai tudo para o lixo”, explica Pilz. A presidente da Rede Pão, Maria Augusta Kessler, lembra que as receitas foram passadas de geração para geração e vieram com os primeiros colonizadores alemães. Nos dias de hoje, a receita é aprimorada com outros ingredientes.

A ousadia e a criatividade dos cuqueiros rendeu ao município gaúcho a fama de ter as melhores receitas do Estado. Assim, Santa Cruz do Sul sedia a Festa das Cucas e, na programação da Oktoberfest, é realizado o concurso da melhor cuca. Segundo a responsável pelo setor de gastronomia da 28ª Oktoberfest, Viviane Bertholdi, a ideia desse evento é resgatar a cultura da tradição alemã. “As cucas daqui possuem uma massa mais fininha e que aceita diversos recheios”, completa Viviane.

A cuca mais saborosa do concurso deste ano foi elaborada por Mathias Bertram e recebeu o nome de Frida Kuchen (em português, Cuca Frida). O cuqueiro utilizou como base para o recheio do bolo leite condensado, morangos, nozes, fios de ovos e farofa de açúcar. Conforme o vencedor, o segredo de sucesso da receita está nos ingredientes do recheio. “Cada um deles, por si só, já é bom, juntos, ficam melhores ainda”, explica. Em segundo lugar no concurso ficou a Choco Miller, da confeitaria Miller, e o terceiro lugar ficou com a Delícia de Ferrero Rocher, da Delícias Nutritivas.

Alexandre Guterres também participou do concurso, com a cuca cremosa de chocolate e rum. “Inscrevi essa receita porque o pessoal da padaria adorou”, revela. A doceira Luissani de Carvalho recebeu o apoio da nora para participar do concurso. “Minha família adora a cuca escama de peixe, que é parecida com um ninho de abelha com coco e leite condensado, e foi com os elogios dela e principalmente os da minha nora, que estou concorrendo a melhor cuca da cidade”, explica.

No concurso de 2012, participaram dez cuqueiros. Entre os critérios avaliados pelos jurados estavam apresentação (acabamento e harmonia), criatividade (matérias-primas utilizadas na fabricação e composição do produto), sabor e originalidade (harmonização dos ingredientes e utilização de fermento biológico).

A melhor receita recebeu troféu, uma placa para o estabelecimento com a inscrição “Melhor Cuca da Cidade” e um anúncio de meia página em jornal local. O autor da façanha também ganhou duas diárias no Hotel do SESC de Gramado ou de Torres. O concurso é organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Rede Ponto Pão, com apoio da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).

História

Segundo a responsável pelo setor de gastronomia da Oktoberfest, o nome cuca é uma adaptação da palavra alemã kuchen, que significa bolo. Para ela não há uma única receita alemã de cuca. O doce daqui é uma adaptação de uma técnica de preparo de bolo. Há algumas receitas semelhantes na Alemanha, como a butterkuchen, que é um bolo de manteiga parecido com a cuca de nata. “A especialidade da região é algo trazido pelos colonizadores e que ficou como marca da culinária”, ressalta Viviane Bertholdi. A presidente da Rede Pão, Maria Augusta Kessler,lembra que no Rio Grande do Sul existe outro tipo de cuca, mais parecida com um pão doce, de massa alta e com recheio, típico da especialidade italiana.

 

Receitas

 

Cuca Frida Kuchen

Massa da cuca em %:
100% farinha
1,5% sal
0,2% reforçador
20% açúcar
5% banha
8% ovos
2% fermento
39% água

Recheio da cuca:
800g de leite condensado
50g de margarina
100g de nozes
300g de morango
80g de fio de ovos

Cobertura:
275g de farofa
Cuca Choco Miller

Ingredientes:
Farinha especial
Pasta de panetone
Futas cristalizadas
Passas de uva
Ovos
Fermento biológico
Água
Mistura de brownie com nozes
Rum

Recheio:
Leite
Chocolate 50%
Leite condensado
Amido

Cobertura:
Stroise
Frutas cristalizadas
Passas de usa
Ganache preto
Rum
Cerejas

Modo de preparo:
Massa: Bata no liquidificador a pasta de panetone, água, ovos e fermento, após colocar a farinha e deixar bater até o ponto de véu. Em seguida colocar as passas e frutas cristalizadas e servir. Abrir a massa e colocar a mistura brownie com nozes e enrolar como um rocambole, cortar em rodelas e colocar na forma.

Recheio: misture todos os ingredientes, levar ao fogo até dar ponto.

Cobertura: colocar as passas e frutas cristalizadas de molho no rum, logo após misturá-los ao stroise, em seguida decorar com ganache e cerejas.

 

Reportagem: Daiana Stockey Carpes, Natany Borges e Ana Cláudia Müller

Compartilhe

Comentário

questra Пестюк Чеслав Фанис Джураев Константин Мамчур Станислав Кравцов AGAM Atlantic Global Александр Прочухан Абакумов Андрей