logo image

Santa Cruz participa de campanha mundial contra o câncer

Aapot realizou Feira de Saúde na Praça Getúlio Vargas

Todas as atenções se voltam para a luta contra o câncer de mama no mês de outubro, com a campanha Outubro Rosa, que promove atividades de prevenção no mundo inteiro. Santa Cruz do Sul também está engajada neste movimento. Entidades como a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Hospital Santa Cruz e Hospital Ana Nery contribuem com vários eventos até o final do mês. Além destes, a Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot) realiza palestras motivacionais e informativas para seus pacientes.

A Aapot é uma ONG mantida financeiramente por doações da comunidade e de empresas. Foi criada em Santa Cruz no dia 24 de outubro de 2011, com o objetivo de auxiliar pacientes a enfrentar a doença. Além da hospedagem ao paciente e responsável, a entidade oferece órteses, fraldas, medicamentos, suplemento alimentar, entre outras necessidades do usuário. Apoiada pela ONG Parceiros Voluntários, no último dia 6 a Aapot realizou a 1ª Feira da Saúde na Praça Getúlio Vargas, que ofereceu serviços gratuitos como medição de pressão, exame de glicose, orientações e avaliações nutricionais, de higiene bucal, prevenção do câncer de mama e colo uterino, além de recreação para crianças.

 

Atendimentos gratuitos foram prestados
Fotos:Gabrieli Jacobs

Cátia: Envolvimento gratificante

Para a assistente social da Aapot, Cátia Raquel Svarovsky, é gratificante participar da mobilização internacional do Outubro Rosa. “É um dever trabalharmos nisso, mas é mais motivador do que um dever” – explica. Segundo ela, em um ano de trabalho ativo a entidade buscou recursos e, graças à ONG Parceiros, conseguiu voluntários dispostos a auxiliar no trabalho. A associação também mantém um estande na 28ª Oktoberfest e Feirasul, para expor o seu trabalho e orientar sobre a prevenção do câncer de mama e de útero.

A Aapot realiza um jantar no próximo dia 27, na Paróquia Espírito Santo, bairro Arroio Grande, para finalizar a programação do Outubro Rosa e comemorar o aniversário de um ano da instituição. O ingresso custa R$ 18,00 por pessoa (até 12 anos, custa R$ 9,00). Interessados em participar podem obter mais informações pelo telefone 51 3715 1127.

 

 

 

Reportagem: Gabrieli Moraes Jacobs, Bruno Labres Luz, Luís Fernando Ferreira

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Comentário

questra Пестюк Чеслав Фанис Джураев Константин Мамчур Станислав Кравцов AGAM Atlantic Global Александр Прочухан Абакумов Андрей