logo image

Copame realiza campanha para arrecadar livros

Comunidade está convidada a doar livros para a montagem da biblioteca da entidade (Foto: Divulgação)

A Associação Comunitária Pró-amparo do Menor, Copame, de Santa Cruz do Sul deu início a uma campanha para pedir ajuda da comunidade e renovar seu acervo de livros, brinquedos e jogos didáticos. Os materiais são utilizados nas atividades das crianças atendidas pela instituição. Segundo a supervisora Técnica da Copame, Luíza Knak, a leitura, quando incentivada desde criança pode transformar uma pessoa. “Aqui na Copame nós desenvolvemos questões pedagógicas e culturais nas crianças, que auxiliam na formação da cidadania”, explica.

A Copame atende crianças de zero a 12 anos em regime de abrigo e conta com o apoio financeiro de associados, doações da comunidade e empresas, doações de outros países e das prefeituras conveniadas. Conforme a supervisora, o acervo não atende à demanda e os livros doados devem ser indicados para a faixa etária de até 12 anos. Atualmente a instituição tem capacidade de prestar serviço a 45 crianças, sendo que 42 já são acolhidas pela Copame.

Segundo Luíza, a ideia é investir na sala pedagógica e estruturá-la como uma biblioteca para que as crianças possam ter acesso aos livros de forma organizada. A supervisora salienta que o ambiente pode atrair as crianças e despertar nelas o gosto pela leitura.

As crianças aprendem diversas atividades como o cuidado com suas roupas e materiais, além de trabalhos manuais que desenvolvem a coordenação motora e criatividade. “Eles têm uma vida normal de qualquer criança que esteja na faixa etária de zero a 12 anos, os que estão em idade escolar frequentam as Escolas Municipais de Ensino Infantil e no outro turno ficam aqui fazendo essas atividades”, afirma Luiza.

A supervisora informa que todas as doações são contabilizadas através de um sistema de controle do que entra e do que sai. As doações podem ser feitas pela entrega dos donativos na própria Copame, dentro do horário de expediente, ou mediante agendamento com a secretaria, que realiza a busca dos materiais em domicílio. O telefone para contato é 51 3717-9200 ou pelo email copame@copame.org.br

Reportagem: Antônio Madeira, Augusto Dalpiaz e Luís Gustavo Oliveira

Comentário

questra Пестюк Чеслав Фанис Джураев Константин Мамчур Станислав Кравцов AGAM Atlantic Global Александр Прочухан Абакумов Андрей