logo image

Jogos Germânicos ganham destaque na Oktoberfest

Diversão é garantida também entre as crianças

Diversão é garantida entre as crianças (Foto: Luísa Ziemann)

Além de muito chopp, dança e gastronomia típica, os Jogos Germânicos também garantem a diversão dos visitantes da 28ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Promovidos há mais de 15 anos pelo Centro Cultural 25 de Julho, os equipamentos ficam expostos em uma estrutura montada para as competições durante todos os dias da Festa da Alegria. Seis modalidades estão à disposição de crianças e adultos nas quadras localizadas junto ao Espaço Cultural. O ambiente fica aberto ao público das 15h30min às 18h30min.

Entre as opções de divertimento estão: bolão de mesa, bolão de bola presa, corona, mesa de mini-stocksport, serrote traçador e pendel. Os jogadores que fizerem a melhor pontuação ganham brindes surpresas da coordenação do evento. “No dia das crianças, todas ganharam algum brinde e quando percebemos que o turista é de longe fizemos o mesmo. É uma maneira de incentivar os jogos”, afirma a coordenadora de Folclore da Oktoberfest, Celi Durante. Segundo ela, muitos dos jogos disponibilizados na festa são disputados no interior do município, o que mantém viva a tradição germânica. “Muitos visitantes já sabem jogar ou pelo menos conhecem os jogos, principalmente aqueles que moram no interior”, conta.

Paralelo aos Jogos Germânicos oferecidos ao público durante o evento, todo ano também ocorre um torneio internacional de Eisstocksport, no Centro Cultural 25 de Julho. Destaque durante os dez dias de festa, os jogos também ocorrem sempre na última sexta-feira do mês, na sociedade. “O público-alvo são os sócios, mas todos podem participar”, diz a coordenadora. Além de exercitarem a tradição através dos jogos, no mesmo dia são realizados jantares e rodas de canções germânicas.

Conforme Celi, durante a Oktoberfest o sucesso é garantido. “O número de visitantes sempre é grande e o público é bastante diversificado, de crianças a idosos: todos adoram os jogos”, salienta. Por enquanto, o bolão de mesa e o bolão de bola presa foram os mais praticados, mas todos são sinônimos de entretenimento e diversão para quem visita o Centro Cultural da festa.

SAIBA MAIS SOBRE OS JOGOS

Tischkegel – Bolão de Mesa. Jogador arremessa bola com auxílio de um taco que, após um trajeto em curva, derruba os pinos dispostos sobre a mesa.  Pode ser praticado por crianças e adultos.

Pendelkegel – Bolão de Bola Presa para adultos, jogo tradicional na Oktoberfest. O participante arremessa uma bola suspensa e tenta derrubar o maior número de pinos.

Corona – Jogo oriundo da Finlândia, praticado sobre uma mesa em rampa com oito bolas de madeira. O objetivo é fazer com que a bola encontre a “casa” de maior valor. Pode ser jogado entre duas equipes de quatro, três ou duas pessoas, entre dois ou individualmente.

Mini-Eisstocksport – Voltado ao público infantil, segue as mesmas regras do Eisstocksport, porém, ao invés da pista, é jogado sobre uma mesa.

Trummzegewette (Serrote Traçador) – Jogo de força e coordenação, que vencem os dois competidores que serrarem um tronco no tempo mínimo pré-definido.

Pendel (Pêndulo) – Praticante deve lançar uma argola, fazendo com que esta fique presa num pino.

Reportagem: Alan Faleiro, Giuliane Silva e Luísa Ziemann

Compartilhe

One Response

  1. jose leao disse:

    adorei tudo isso

Comentário