Documentário da Unisc recebe o Galgo de Ouro PDF Imprimir E-mail
Por Ana Cláudia Schuh   
14 de August de 2009

O documentário "Juventude Acumulada", dirigido por Luísa Damasio, foi premiado na noite desta sexta-feira com o prêmio Galgo de Ouro na categoria vídeo universitário gaúcho.O vídeo foi produzido para a disciplina de Documentário I, ministrada pelo profesor Jair Giacomini, e teve a participação dos alunos Nândria Oliveira, Lívia Luz e Carlos Eduardo Ximenes.

 

O documentário Juventude Acumulada mostra a ida e a volta de Edi Lorenzi, residente em Garibaldi/RS, a um baile de terceira idade em Caxias do Sul/RS, com duas amigas, Geni Brum e Leda dos Santos, em um ônibus de linha. Durante o documentário, Dona Edi, como é conhecida, conduz o enredo como um fio condutor entre outros personagens que vão surgindo e vão apresentando a forma como escolheram encarar e aproveitar melhor a sua velhice. O tema terceira idade em um primeiro instante pode parecer um lugar-comum. No entanto, tornou-se original a partir do momento em que se percebe a particularidade das personagens de Dona Edi e suas amigas, na forma como cada uma leva a vida. Por mais que já tenha sido trabalhado esse tema, uma nova roupagem, um novo ponto vista e um ser humano totalmente diferente se descobre em cada trabalho.

 

Luísa Damasio, acadêmica de Produção em Mídia Audiovisual na Unisc, veio com a mãe e um casal de tios para prestigiar a premiação. O mesmo documentário também foi premiado no Expocom Sul, encontro de comunicação da região sul do Brasil, obtendo a oportunidade de apresentar o trabalho no Intercom, que será realizado em setembro em Curitiba/PR. Muito emocionada, Luísa declarou que se sente recompensada em ter o trabalho reconhecido em competições deste nível.

 

Assista a premiação do Cinevídeo e entrevista com Luísa Damasio.

Vídeos produzidos por Janaína Blanco e Simoni Helfer (Agência A4 - Núcleo de Mídia Audiovisual)

Última Atualização ( 15 de August de 2009 )
 
Próximo >