Lançamentos
Livros que serão lançados PDF Imprimir E-mail
Escrito por Demétrio Soster   
Qui, 20 de Janeiro de 2011 08:20

Os lançamentos de livros durante os 1º Encontro Gaúcho de Ensino de Jornalismo (1º EGEJ) e 1º Fórum Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo (1º FSPJ) ocorrerão às 21h30 do dia 8 de abril, na sede da Adunisc, após a abertura dos eventos. 

Haverá, durante todo o evento, uma banca da Campus Livraria e Papelaria comercializando livros. Contatos com a livraria podem ser feitos pelo  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.    

Confira abaixo os livros a serem lançados:


Diálogos de Mídia Regional 

Coord. editorial: Sérgio Luiz Gadini (e estudantes do 3º ano de Jornalismo UEPG)
Formato: coletânea em áudio livro
Editora: Agência de Jornalismo UEPG
Ano: 2010.
ISSN: 2179-3964

Diálogos sobre mídia regional 

Resumo: Diálogos de Mídia Regional é uma coletânea com 16 textos, produzidos por estudantes de Jornalismo na partir da disciplina de Realidade Regional em Comunicação, ministrada em 2010 no Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta (UEPG), no Paraná. A coletânea apresenta ainda o material de divulgação produzido exclusivamente para cada um dos painéis, além do áudio de cinco palestras de painelistas convidados, representando diferentes regiões do Estado do Paraná. Os textos, na forma de comentário, crítica, análise ou mesmo resenha dos debates, eram produzidos pelos estudantes ao final de cada painel. A coletânea traz seleção (feita por docentes convidados) de 16 produções de estudantes que cursaram a disciplina de Realidade Regional em Comunicação em 2010. Uma apresentação conceitual, e didática, da proposta é assinada pelo professor coordenador da proposta editorial. Os painéis giraram em torno de questionamentos diante da ausência de estudos sobre mídia regional no Paraná, tais como as características da produção regional de mídia paranaense, o cenário social que, anualmente, envolve profissionais de comunicação em inúmeros veículos, produtos e suportes técnicos de mídia, dentre outras preocupações. Estas foram algumas perguntas que orientaram o projeto 'Diálogos de Mídia Regional', lançado em 2010, pelo 3º ano de Jornalismo da UEPG, buscando elementos para compreender o cenário regional da comunicação. Uma vez por mês, o evento trouxe um convidado para apresentar situações que caracterizam setores do mercado profissional da mídia regional paranaense. Foram oito paineis realizados com profissionais que atuam nos municípios de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Castro, Curitiba, Maringá, Castro e Pato Branco.
 

 
Midiatização e processos sociais: aspectos metodológicos 
 
Organizador: Antônio Fausto Neto, Jairo Ferreira, José Luiz Braga e Pedro Gilberto Gomes 
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Ano: 2010 
Páginas: 192 
Formato: 14x21cm Brochura 
ISBN: 978-85-7578-280-4 
Código editora: 96751
Preço: R$ 33,00 

Midiatização e processos sociais 

Resumo: Reúne reflexões desenvolvidas no âmbito da Rede Prosul, apoiada pelo CNPq e integrada por pesquisadores e professores de universidades do Brasil, da Argentina, da Colômbia e do Uruguai. São relatos que enfatizam a problemática da midiatização da sociedade, através de construções metodológicas que estudam os meios nos seus mais variados formatos e nas suas diferentes manifestações sociotécnicodiscursivas. Este estudo propõe produzir reflexões teóricas, e sinalizações analíticas, sobre os procedimentos de como estudar os processos de midiatização dinamizados nos mais variados formatos comunicacionais.


Jornalismo e acontecimento: mapeamentos críticos

Organizadores: Marcia Benetti e Virginia Pradelina da Silveira Fonseca
Autores:  Eduardo Meditsch; Felipe Simão Pontes e Gislene Silva; Daisi I. Vogel; Ronaldo Henn; Ângela Zamin e Beatriz Marocco; Christa Berger e Frederico M. B. Tavares; Marcia Benetti; Virginia Pradelina da Silveira Fonseca; Bruno Souza Leal, Parlo Bernardo Vaz, Elton Antunes, Bárbara Regina Altivo, Júlio Márcio Oliveira Silva e Vicente de Souza Cardoso Jr.
Ano: 2010 
Páginas:  248
Formato:  15 x 21
ISBN: 978-85-7474-523-7
Editora: Insular
Preço: R$ 38,00 

jornalismo e acontecimento: mapeamentos críticos 

Resumo: Este é o primeiro livro do projeto “Tecer: jornalismo e acontecimento”, financiado pela CAPES, através do PROCAD, reunindo pesquisadores dos programas de pós-graduação em Comunicação da UNISINOS, UFMG, UFRGS e UFSC. Em 9 textos, 17 pesquisadores tratam do acontecimento jornalístico sob três perspectivas: “interfaces disciplinares”, “incursões sistematizadoras” e “reflexões aplicadas”.


Manuais de redação e jornalistas: estratégias de apropriação. 

Autors:  Marcelo Engel Bronosky
Ano: 2010 
ISBN: 97885-7798-125-0
Editora: UEPG
Preço: R$ 25,00 

Manuais de redação e jornalistas 

Resumo:
Trata-se do primeiro livro publicado por professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa Marcelo Engel Bronosky. Segundo o autor, a obra não procura entender os Manuais de redação a partir da sua estrutura básica, mas sim a partir do que os jornalistas fazem com ela quando estão produzindo contéudos jornalísticos. “Estou mais preocupado em revelar que tipo de usos e apropriações os jornalistas realizam frente aos manuais de redação, do que necessariamente entender as lógicas internas dos manuais”, afirma Marcelo Bronosky.

O autor considera os manuais de redação como um dos principais instrumentos de ajuda aos jornalistas durante processo de elaboração de conteúdos jornalísticos. “Embora muitos jornalistas não aceitem ou mesmo muitos jornais não adotem oficialmente, há um relativo consenso nas redações que os manuais de redação são ferramentas fundamentais para o exercício da atividade”, analisa. Isto significa que existe um nível de influência muito forte dos manuais no modo como as notícias chegam ao conjunto dos leitores.

Neste esforço, Bronosky observou os jornalistas e os usos dos manuais de redação nos principais jornais brasileiros, entre eles a Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo, além de redações de jornais regionais como o matutino gaúcho Zero Hora e o diário NH, de Novo Hamburgo, entre outros. O livro pode ser adquirido na livraria da UEPG ou pelo site www.uepg.br/editora.


Mídia e religião: Entre o mundo da fé e o do fiel

Autor: Viviane Borelli (org.)
Editora: E-papers Serviços Editoriais Ltda.
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Website: http://www.e-papers.com.br/
Ano: 2010
ISBN: 978-85-7650-253-1
Preço: R$ 30,00

Mídia e religião 

Resumo:
A publicação resulta da pesquisa “Mídia e religião: um estudo dos novos dispositivos de contato entre o mundo da fé e o fiel” (Cnpq-Edital Universal 2007) com intuito de mostrar como ocorrem as relações entre os campos midiático e religioso, a partir de teorias do campo da comunicação midiática. O livro é composto por 10 artigos e está organizado em duas partes – Contratos e Dispositivos. A obra resulta da produção gerada em um grupo de estudos formado por docentes e discentes nos anos de 2008 e 2009.

O que norteou os estudos foi compreender o fenômeno da midiatização da sociedade, como ele ocorre e de que forma afeta a prática religiosa. Investigou-se que estratégias o campo religioso tem desenvolvido para continuar em contato com os seus públicos e os sentidos produzidos pela comunidade de recepção. As reflexões resultam de análise de programas religiosos evangélicos exibidos na televisão para identificar os seus contratos de leitura; observação da reorganização estrutural dos templos em função da inserção de dispositivos midiáticos e grupo de discussão e entrevista com fiéis/receptores.

As práticas religiosas ocorrem por meio de estratégias que garantem a sua permanência no ‘mercado’ e, para tal, os dispositivos tecno-simbólicos organizam e ligam o mundo do credo com o do fiel. As ofertas discursivas se efetivam através de processos de midiatização e são mecanismos pelos quais a religião conquista novos públicos e garante sua presença junto aos fiéis. Há uma outra religião que toma forma e se expande pela ingerência e domínio de técnicas e lógicas midiáticas.

Última atualização em Ter, 22 de Fevereiro de 2011 00:46
 


Produzido por DennisAltermann utilizando o tema Joomla School Templates by Joomlashack.