Conheça Santa Cruz do Sul PDF Imprimir E-mail
Escrito por Demétrio Soster
Dom, 02 de Janeiro de 2011 08:42

Por Pedro Picolli Garcia*

O município de Santa Cruz do Sul localiza-se na região conhecida como Vale do Rio Pardo, na encosta inferior do nordeste do estado do Rio Grande do Sul, a 155 km de Porto Alegre. Os principais acessos são pela RSC 287 e BR 471. Os limites geográficos são os municípios de Vera Cruz (leste), Rio Pardo (sul), Sinimbu (noroeste), Venâncio Aires (nordeste) e Passo do Sobrado (leste). A exemplo de outros municípios, apresenta grande concentração de habitantes na cidade. A população é estimada em 118.287, segundo dados do Censo 2010.

Catedral de Santa Cruz do Sul

PONTOS TURÍSTICOS

CASA DAS ARTES REGINA SIMONIS

O imponente prédio na esquina entre as ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos, no coração da cidade, já abrigou o Banco Pelotense, na década de 20, e o Banrisul, entre 1932 e 1983. Hoje é ocupado pela Associação Pró-Cultura de Santa Cruz e frequentemente recebe exposições de artes plásticas e outros eventos do circuito cultural local.

CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA

Um dos maiores templos da América do Sul em estilo neogótico tardio, tem 80 metros de comprimento, 38 de largura e 26 de altura na nave central. Suas torres alcançam 82 metros. Sua construção iniciou em 1928.

CENTRO DE CULTURA JORNALISTA FRANCISCO JOSÉ FRANTZ

A casa que hoje recebe exposições de trabalhos escolares e oficinas oferecidas pelo Departamento de Cultura do município, e onde funciona o Arquivo Público Municipal, abrigou antigamente a Estação Férrea. O ramal ferroviário ligava Santa Cruz à Ramiz Galvão e foi inaugurado em 1905.

MUSEU DO COLÉGIO MAUÁ

Fundado em 20 de setembro de 1966 e possui um acervo significativo sobre a história e a memória da região de Santa Cruz do Sul. O seu acervo ultrapassa 150 mil peças.

MONUMENTO AO IMIGRANTE ALEMÃO

Criado pelo desenhista santa-cruzense Hildo Paulo Müller, o monumento foi inaugurado em 25 de janeiro de 1969 e nele consta a data da fundação da colônia - 1849 - e o nome dos primeiros colonizadores.

PARQUE DA GRUTA

Localizado a 2Km do centro da cidade, é um dos recantos mais acolhedores da região. Possui uma extensão de 17,4 hectares dotado de belos recantos naturais e uma área de lazer, com dois lagos artificiais, passeio da cascatinha, cascata, minizoológico e trilha Ecológica que vai até a cascata, além da própria gruta.

PARQUE DA SANTA CRUZ

Inaugurado em novembro de 1996, possui uma área verde de 12 hectares, onde erguem-se imponentes paredões compostos por três tipos de rocha com 60 milhões de anos. Na parte alta, sobre os paredões, encontra-se um cruzeiro de 20 metros de altura iluminado com neon, que pode ser visto de qualquer ponto da cidade e municípios vizinhos. Do alto do parque, é possível ter uma visão panorâmica de Santa Cruz.

ROTEIRO DE LAZER

É no Centro da cidade onde se concentram as melhores opções de bares, choperias e cafés. Ao entardecer, boas pedidas são visitar a Livraria e Cafeteria Iluminura, um espaço aconchegante que congrega literatura e gastronomia, com um interessante acervo de títulos e um cardápio de cafés, tortas e salgados; ou então a Croasonho, filial da conhecida marca, com sua diversidade de sabores de impecáveis croissants, doces e salgados.

À noite, o mais recomendado é curtir o circuito de bodegas. Não é preciso caminhar mais de uma quadra para poder escolher entre os badaladíssimos Amsterdam, Provisório e Sunset. Mais alguns passos, tem-se ainda a Choperia da Brahma. Todas servem chope gelado e saborosos petiscos.

Outra possibilidade, essa para qualquer hora do dia, é a de passar pelo Shopping Santa Cruz e o Max Shopping Center, que reunem lojas, praça de alimentação e fontes de entretenimento, como cinemas, jogos eletrônicos e música ao vivo.

RADIOTAXI - 3715-2995

SITE DA PREFEITURA - www.pmscs.rs.gov.br

* Integrante da Comissão Receptiva

Última atualização em Dom, 02 de Janeiro de 2011 09:13

Produzido por DennisAltermann utilizando o tema Joomla School Templates by Joomlashack.