Notícias
Carta de Santa Cruz PDF Imprimir E-mail
Escrito por Demétrio Soster   
Ter, 12 de Abril de 2011 08:28

O texto abaixo foi aprovado pela reunião plenária ocorrida por volta das 18 horas do dia 9 de abril de 2011, quando do término das atividades dos 1º Encontro Gaúcho de Ensino de Jornalismo (1º EGEJ) e 1º Fórum Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo (1º FSPJ).

Carta de Santa Cruz - Em defesa do jornalismo

Os professores de Jornalismo do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, reunidos no Iº Encontro Gaúcho de Ensino de Jornalismo e Iº Fórum Sul-Brasileiro de Professores de Jornalismo, realizado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul RS (RS), nos dias 8 e 9 de abril de 2011, comprometem-se a ser, por meio de seus trabalhos e ações, vetores para que a formação superior seja elemento constituinte e legitimador do campo do Jornalismo.

Para que isso seja possível, assumem o compromisso de realizar, a cada dois anos, encontros regionais, de caráter sul-brasileiro, com o propósito de reiterar a defesa do Jornalismo e fazer desse compromisso um desafio para nortear suas ações cotidianas, dentro e fora das salas de aula. Isso como forma de preparação ao Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), onde ele se realizar.

Há de se observar, nesse contexto, que, ao realizar os encontros de forma alternada nas Instituições de Ensino Superior (IES), garantir-se-há que mais professores e estudantes de Jornalismo, de diferentes municípios e estados, participem de modo mais orgânico do processo de constituição e legitimidade do campo jornalístico.

Cumpre salientar que o caráter 'sul-brasileiro' implica em representatividade de professores de Jornalismo de IES localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina em cada encontro. No mesmo sentido, os professores de Jornalismo, presentes ao evento, partilham e apostam na compreensão de que é a partir do ensino universitário que se estabelece e constitui o campo jornalístico.

E, assim, os participantes do Iº Encontro Gaúcho de Ensino de Jornalismo e Iº Fórum Sul-Brasileiro de Professores de Jornalismo defendem a exigência de formação universitária em Jornalismo para o exercício profissional como forma de ampliar a luta pela democratização da mídia e assegurar a produção de uma informação de qualidade, em sintonia com os interesses da maioria da população e em condições de assegurar condições dignas de trabalho aos profissionais da categoria.

Daí a urgência em aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que tramita no Congresso Nacional, e prevê a exigência de formação universitária em Jornalismo para o exercício profissional na área.

Santa Cruz do Sul, 9 de abril de 2011.

Última atualização em Ter, 12 de Abril de 2011 08:34
 
Estamos quase lá PDF Imprimir E-mail
Escrito por Demétrio Soster   
Qui, 07 de Abril de 2011 08:48

No registro de Marcellus Vinicius, a moçada da Agência Experiental de RP cuidando dos últimos detalhes. 

Últimos detalhes
 

 

 

Última atualização em Sex, 08 de Abril de 2011 14:00
 
Sacolinhas estão prontas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Demétrio Soster   
Seg, 04 de Abril de 2011 18:59

Na foto de Marcellus Vinicius, o primeiro registro das sacolinhas dos 1º EGEJ e 1º FSPJ, que acabaram de chegar. 

Sacolas dos 1º EGEJ e 1º FSPJ
 

 

Última atualização em Seg, 04 de Abril de 2011 19:02
 
Matéria na Gazeta do Sul repercute encontros PDF Imprimir E-mail
Escrito por Demétrio Soster   
Dom, 27 de Março de 2011 11:07

A matéria abaixo foi veiculada à página 18 do jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, na edição desse final de semana - 26 e 27 de março. 

Matéria Gazeta do Sul

 

Última atualização em Dom, 27 de Março de 2011 11:13
 
Camisetas estão prontas PDF Imprimir E-mail
Escrito por Demétrio Soster   
Qui, 24 de Março de 2011 23:55

A terceira reunião da equipe receptiva dos 1º EGEJ e 1º FSPJ, na quarta, 23, foi especial: isso porque, nela, foram distribuídas as camisetas dos eventos, sob responsabilidade  da coordenadora de apoio Yevelin Guerin.

Nas fotos de Marcellus Vinicius, o momento em que a coordenadora-geral Mônica Pons faz uma primeiro "teste drive" e uma visão da parte de trás da camiseta, creio que com a ajuda da monitora Ana Flávia Hantt.
 

Camiseta
 

  camiseta1

Última atualização em Sex, 25 de Março de 2011 09:02
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo > Fim >>

Página 1 de 6
Produzido por DennisAltermann utilizando o tema Joomla School Templates by Joomlashack.