31ª Feira do Livro de Santa Cruz já tem patrono e homenageado

A Comissão Organizadora da 31ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul já anunciou o patrono desta edição do evento: o cartunista, chargista e ilustrador Santiago. Já o escritor homenageado é Paulo Louzada, e o tema da feira deste ano é “Ler é uma aventura”.

O evento ocorrerá entre 31 de agosto e 9 de setembro, na Praça Getúlio Vargas. O lançamento oficial vai acontecer no dia 16 de agosto. Esta é uma realização do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc), Município de Santa Cruz do Sul e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Quem são eles

Santiago: Neltair Rebés Abreu, o Santiago, é cartunista, chargista e ilustrador. Trabalhou como desenhista técnico na indústria em Porto Alegre nos anos 70. Entrou na Faculdade de Arquitetura, onde ganhou o apelido de “Santiago”, que terminou adotando como pseudônimo nos jornais estudantis para fugir da censura política vigente naqueles anos. Publicou pela primeira vez no suplemento humorístico O Quadrão, do jornal Folha da Manhã. Começou a trabalhar profissionalmente na Folha da Tarde, onde fez por nove anos a charge editorial do jornal, até o fechamento. Colaborou ainda para o Correio do Povo, Coojornal, Pasquim e para O Estado de S. Paulo. É autor de seis livros.

 

Paulo Louzada: O cartunista gaúcho é o criador das tiras em quadrinhos do famoso personagem “Tapejara – o último guasca”, publicadas em diversos jornais, como Gazeta do Sul, Diário Gaúcho e Diário de Santa Maria.

 

Texto: Kimberly Lessing
Foto: Cartunista Santiago/Reprodução/Facebook
Imagens: Divulgação
Fonte: Portal Arauto

One Reply to “31ª Feira do Livro de Santa Cruz já tem patrono e homenageado”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *