Oficina abordou comunicação no mundo virtual

Publicidade em espaços virtuais foi o tema de uma das oficinas desta sexta-feira, 23, encerrando a programação da última noite da 19º Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social (Seacom). Ministrado por Eduardo Borba, o encontro ocorreu no laboratório 15, bloco 17, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Foto: Leticia Martins

Foto: Letícia Martins

Borba iniciou a oficina explicando o que é publicidade e o que é virtual. Em uma intervenção bastante interativa, declarou aos acadêmicos de Comunicação Social que “dentro do mundo virtual podemos criar tudo, podemos reproduzir o que já existe, e também podemos ir além”. O profissional fez demonstrações da linha do tempo da publicidade digital, desde o e-mail marketing, em 1994, até a criação do Google Glass, em 2013. “Comunicação é um processo em constante reconfiguração”, ressaltou, referindo-se às mudanças que ocorrem diariamente neste campo.

Mahara de Brito

Foto: Mahara de Brito

Ao afirmar que “na tecnologia podemos ir além, podemos criar algo”, Borba deu início à atividade prática juntamente com os acadêmicos. Mostrou a eles o passo a passo de como montar uma animação digital para, no final, transformá-la em um vídeo. Lucas Batista, acadêmico do 1º semestre de jornalismo, saiu satisfeito da oficina. “Valeu muito a pena ter participado. O professor explicou muito bem, aprendi muitas coisas e o que aprendi hoje pode ser usado na minha vida. Das oficinas que participei essa foi a que mais gostei”.

Natural de Novo Hamburgo, Eduardo Borba é formado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), pós-graduado em Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e mestre e doutor em Publicidade com ênfase em Tecnologias Digitais pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, onde reside há oito anos.