Diretora da HappyHouse Brasil palestra na 19ª Seacom

Fundadora da primeira agência de endomarketing do Brasil, Analisa de Medeiros Brum palestrou na noite desta sexta-feira, 23, no Anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A palestra da relações públicas integrou a programação da 19ª Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social (Seacom).

Pós-graduada em Administração de Empresas, Analisa criou a HappyHouse Brasil em 2000 para atuar no segmento de comunicação interna e endomarketing. Segundo a profissional, o mercado de comunicação interna ainda é primário e as pessoas não enxergam que ele vai além do “fazer jornalzinho”.

Mahara de Brito

Foto: Mahara de Brito

Um dos pontos destacados pela palestrante foi a informação como produto da comunicação interna. “De nada adianta ter o melhor cartaz, o melhor jornal, a melhor revista, o melhor sistema de televisão, se não houver o que colocar dentro”. Segundo ela, a informação é hoje a principal estratégia de aproximação da empresa com seus empregados. “Ninguém gosta daquilo que não conhece, ninguém luta por aquilo que não sabe o que é”, acrescenta.

Conforme Analisa, existe uma nova realidade empresarial. “As empresas querem pessoas comprometidas, engajadas em programas e processos”, assinala. A palestrante exibiu vídeos e materiais de campanhas feita pela HappyHouse e falou sobre o mercado atual. “As empresas estão cheias de espaços vazios para comunicação, o mercado arrecém está começando e os dirigentes estão percebendo isso. Há uma demanda enorme”, comenta a profissional.

Caroline Fagundes

Foto: Caroline Fagundes

Pioneira nos estudos sobre endomarketing, Analisa já lançou vários livros sobre o tema. Sua obra mais recente, intitulada “Sorria, Você Trabalha Aqui!”, que reúne 500 insigths para endomarketing, pôde ser adquirida durante o evento. Após sua fala, a palestrante abriu espaço para responder questionamentos da plateia.

Acadêmica do 3º semestre de Relações Públicas, Paula Saccol estava apreensiva em relação à palestra. “Ela tem um ponto de vista sobre a comunicação interna e endomarketing diferente de outros grandes nomes do mundo RP. Mas foi esclarecedora e mostrou que, na verdade, ambos evoluíram e atualmente se complementam, sendo algo essencial em qualquer empresa, independentemente de seu porte”, destaca.

Mahara de Brito

Foto: Mahara de Brito